domingo, 2 de agosto de 2009

Capacidades físicas

Também chamadas de qualidades físicas, capacidades motoras, valências físicas e outras denominações, o termo capacidades físicas é muito comum na área deEducação Física, mas acaba causando alguma confusão quando discutido por pessoas que não são da área.
Para começarmos nossa conversa é preciso entender a diferença entre capacidades físicas e habilidades motoras. As capacidades físicas referem-se aos aspectos do movimento que são determinados geneticamente, isto é, todos os seres humanos nascem com potencial para desenvolver estas capacidades, o que muda são os limites de desenvolvimento que varia de uma pessoa para a outra.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Futebol: exemplo de habilidades aprendidas
Clique aqui para fazer o download

Assim, todos nascemos com uma certa quantidade de força, resistência, flexibilidade, por exemplo, mas ninguém nasce com habilidade para jogar futebol, handebol ou basquetebol e é aí que entram ashabilidades motoras , que são movimentos aprendidos, que dependem do amadurecimento e do treinamento. Portanto, a habilidade motora no caso, é uma forma de movimento específico, dependente da experiência deste movimento que foi automatizado com a repetição.

As capacidades físicas podem ser divididas em dois grupos: capacidades condicionantes (ou condicionais) e capacidades coordenativas.
As capacidades condicionantes são aquelas que dependem basicamente dometabolismo energético, elas são determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia, isto é, os processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos. Elas são basicamente quatro: a capacidade de força, a capacidade de resistência, a capacidade de velocidade e a capacidade de flexibilidade.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Salto com vara: combinação complexa de habilidades motoras e capacidades condicionais e coordenativas
Clique aqui para fazer o download

As capacidades coordenativas são capacidades determinadas, essencialmente, por componentes onde predominam os processos de condução nervosa, isto é, elas possuem a capacidade de organizar e regular o movimento, constituindo-se portanto, na base para o aprendizado, execução e domínio dos gestos técnicos. Aquilo que se denomina técnica no esporte apóia-se e é determinado, preponderantemente, pela capacidades coordenativas. Estas podem ser classificadas de diversas formas, mas para facilitar nosso entendimento vamos nos prender nas mais conhecidas que são as capacidades de equilíbrio, ritmo e coordenação motora.

Os movimentos que estamos acostumados a ver os atletas realizarem em espetáculos esportivos, sempre envolvem uma combinação de capacidades físicas condicionantes e coordenativas, e ao mesmo tempo são realizados em forma de uma técnica que é a habilidade motora.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Atividade interativa
Clique aqui para fazer o download

Imaginem um chute no futebol. É certo que a técnica é a habilidade motora do movimento de chutar a bola. Mas, para que o chute seja bem executado é necessário que o atleta aplique determinada quantidade de força e velocidade, que são exemplos de capacidades condicionantes, mas também é fundamental que o corpo deste atleta esteja equilibrado, que os movimentos sejam ritmados e que haja uma coordenação entre os movimentos dos diferentes segmentos do corpo, ou seja, capacidades coordenativas. Perceberam como o movimento é algo extremamente complexo de ser analisado!

Em outros momentos estaremos discutindo melhor cada uma das capacidades e entendendo melhor a aplicação delas nos exercícios físicos e nos esportes, além da nossa vida cotidiana.

Um comentário:

  1. Tudo bem? Quais as referências tu usaste para este texto? Abraço.

    ResponderExcluir