domingo, 2 de agosto de 2009

Esportes radicais

Para muitas pessoas os esportes radicais ou de aventura são atividades que provocam a sensação de prazer, liberdade, desafio, enfim, como dizem os aventureiros, “é pura adrenalina”, mas para outras pessoas, estas atividades provocam medo, apreensão, sensação de perigo. Portanto, podemos dizer que as atividades de aventura despertam nas pessoas sensações bastante diversas.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Seja radical com segurança
Clique aqui para fazer o download

Um fator importante para a prática de qualquer esporte radical ou de aventura, é a questão da segurança do praticante, portanto, não basta ter coragem e sair por aí enfrentando os desafios da natureza ou mesmo urbanos, é necessário fazer um planejamento, conhecer melhor a atividade que se quer praticar e quais são os itens de segurança necessários.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Skatista mirim
Clique aqui para fazer o download

No caso do skate por exemplo, é necessário que se utilize um capacete apropriado, para evitar que a cabeça sofra algum tipo de traumatismo mais grave durante uma queda, recomenda-se ainda o uso de joelheiras e cotoveleiras, pois principalmente para os iniciantes os tombos costumam ser freqüentes.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Rafting
Clique aqui para fazer o download

Os esportes radicais podem ser praticados em meio urbano, como é o caso do skate, do ciclismo, do patins ou da escalada em paredes e na natureza, como no caso do rafting, do rapel, do mountain bike, do arborismo, etc.

Além da preocupação com a segurança, o praticante dos esportes de aventura - em especial daqueles em contato com a natureza - deve sempre ter em mente a preocupação com a preservação ambiental, pois, além de favorecer as boas condições para a realização das atividades de aventura nos dias de hoje, estaremos garantindo que as próximas gerações também possam se beneficiar destas opções de lazer. Deste modo, é importante que sejamos agentes de conscientização dos nossos colegas aventureiros para que não joguem nenhum tipo de material industrializado (latinhas de bebidas, sacolas plásticas, embalagens de alimentos, etc.) e nem deteriorem o meio ambiente.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Skate radical
Clique aqui para fazer o download

Praticar esportes de aventura ou radicais pode ser um grande barato, é necessário apenas tomarmos alguns destes cuidados com a preservação ambiental e com a segurança para que esta atividade não se torne radical demais, de resto, tanto para as pessoas mais aventureiras quanto para aquelas mais receosas, sempre haverá uma atividade que será mais adequada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário