domingo, 2 de agosto de 2009

Exercícios aeróbios e anaeróbios

Os exercícios físicos se dividem fundamentalmente em duas categorias: os aeróbios e os anaeróbios. Aeróbio ou anaeróbio dizem respeito ao tipo de metabolismo energético que está sendo utilizado preferencialmente. Ambos os tipos de exercícios podem ser graduados para serem suaves, moderados ou exaustivos.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Corrida de longa distância: exercício aeróbio
Clique aqui para fazer o download

Os exercícios aeróbios envolvem um movimento contínuo e prolongado, e requerem um aumento da atividade cardíaca e pulmonar, para suprir as células com mais oxigênio (literalmente, exercício aeróbio significa "exercício com oxigênio"). Nestes exercícios, o que determina a atividade como suave, moderada ou exaustiva é mais a duração do que a velocidade dos movimentos. Caminhar, andar de bicicleta, correr, dançar e nadar são exemplos de exercícios aeróbios que, se feitos com a correta orientação e freqüência, ajudam a melhorar a condição do seu sistema cardiovascular.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Corrida de velocidade: exercício anaeróbio
Clique aqui para fazer o download

Exercícios anaeróbios podem ser basicamente de dois tipos: de velocidade, com ou sem alguma carga (corrida, ciclismo, natação), ou lentos com carga (exercícios resistidos tais como a musculação com pesos e aparelhos), e sem carga (ginástica localizada). Nos exercícios anaeróbios a fadiga muscular surge mais rapidamente e os exercícios são realizados de forma interrompida, para intercalar períodos de descanso com períodos de atividade.

Existem atividades que podem ser classificadas como predominantemente aeróbias ou anaeróbias, pois são realizadas com um predomínio de um dos dois tipos de metabolismo. Durante uma maratona, por exemplo, o metabolismo é quase exclusivamente aeróbio, pois o atleta precisa manter uma atividade cíclica que é a corrida por um longo período de tempo. O metabolismo anaeróbio, neste tipo de prova irá aparecer apenas em alguns momentos, como em um sprint final para a disputa da liderança.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Demonstração
Clique aqui para fazer o download

Um exemplo de uma atividade exclusivamente anaeróbia é a corrida de 100 metros rasos, na qual o atleta quase nem tem tempo para respirar durante os cerca de 10 segundos de prova.
Existem porém muitas atividades que envolvem uma alternância de metabolismos, como é o caso do futebol, em que o jogador está o tempo todo se movimentando, ativando o metabolismo aeróbio, mas precisa dar alguns piques e arrancadas, onde predomina o metabolismo anaeróbio.

Portanto, uma das características básicas que distingue os exercícios aeróbios dos anaeróbios, é que enquanto no primeiro tipo o praticante poupa suas reservas energéticas para manter uma atividade contínua por longo período de tempo, na atividade anaeróbia o indivíduo desenvolve um esforço intenso, podendo chegar a esgotar seu estoque energético que deverá ser reposto com um tempo de repouso para recuperação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário