domingo, 2 de agosto de 2009

A Natação

A natação é o esporte aquático mais conhecido e praticado no mundo. Suas origens enquanto modalidade esportiva apontam para o século XIX, embora o homem certamente já soubesse movimentar-se no meio líquido há muito tempo. Háregistros de homens nadando, em forma de pinturas em paredes de cavernas, que os arqueólogos calculam ser de milhares de anos antes da nossa era.
Atualmente existem 4 estilos de natação: crawl, costas, peito e borboleta. Cada um deles foi inventado em um momento específico e seu desenvolvimento ao longo dos anos atingiu o nível que conhecemos hoje.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Nado crawl
Clique aqui para fazer o download

O nado crawl é considerado o mais tradicional e o mais rápido entre os quatro estilos. O crawl atual foi surgindo ao longo de quase um século de adaptações feitas por diferentes nadadores e em distantes locais do planeta. Inicialmente um braço levado à frente por cima da superfície da água com objetivo de enfrentar menos resistência (a braçada anterior era feita por dentro d’água), depois o movimento alternado de braços à frente foi pensado por um inglês que tivera tal idéia vendo indígenas da América do Sul nadando. Finalmente, a batida alternada de pernas, próxima da superfície, foi sugerida por outro inglês, a partir de uma viagem à Austrália na qual viu este movimento de pernas nos índios daquele país.

A melhor imagem para ilustrar o nado crawl é a do Tarzan nadando em rios nos filmes de Hollywood. Aliás, o personagem Tarzan tem uma forte ligação com a natação, pois o mais famoso protagonista do personagem no cinema foi o nadador medalhista olímpico de 1924 Johnny Weissmuller .

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Johnny Weissmuller: o nadador que virou Tarzan
Clique aqui para fazer o download

Todos devem se lembrar das cenas que mostram Tarzan nadando em rios com a cabeça completamente para fora da água. Esta realmente era uma das características deste estilo em seu surgimento, mas com a evolução da técnica foi-se percebendo que a cabeça submersa melhorava em muito a aerodinâmica do nado. Outra dica importante para quem esta aprendendo a nadar é que quando estiver nadando crawl, sempre haverá um braço realizando a puxada por dentro da água e outro braço realizando a fase aérea da braçada, isto é, retomando a posição à frente do corpo por cima da água. Tente não contrair os músculos do braço que está na fase aérea da braçada, poupando energia.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Animação
Clique aqui para fazer o download

Para se ter uma idéia da evolução do nado crawl, na década de 1920 Weissmuller conseguiu nadar os 100 metros livres em menos de 1 minuto, o que foi considerado uma façanha para a época. O recorde mundial hoje é de 46,25 segundos, ou seja, em uma competição entre Johnny Weissmuller e osatuais recordistas mundiais em uma piscina de 25 metros, Weissmuller ainda estaria terminando de fazer a 3ª e última virada no momento em que o americano e o russo estivessem terminando a prova.


Nenhum comentário:

Postar um comentário