domingo, 2 de agosto de 2009

Nutrição

A boa alimentação prevê alimentos variados e em quantidade adequada, para garantir que o corpo receba todos os nutrientes necessários para a realização de suas atividades em equilíbrio.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Pirâmide alimentar
Clique aqui para fazer o download

Os alimentos fornecem basicamente os seguintes nutrientes: carboidratos (amidos e açúcares),gorduras (ou lipídeos), proteínas (aminoácidos), água, vitaminas, sais minerais e fibras. A maioria dos alimentos é formada por uma mistura desses nutrientes; alguns contêm mais carboidratos que outros, outros mais proteínas, alguns são ricos em vitaminas, outros contêm muita água e sais, etc. Por isso é preciso combiná-los da maneira mais adequada.

Nosso organismo consome energia em todas as atividades. Mesmo enquanto dormimos, utilizamos energia para manter nossas funções vitais em funcionamento:respiração , batimentos cardíacos, funções cerebrais, intestinos, enfim, estarmos vivos.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Alimentação balanceada
Clique aqui para fazer o download

A energia que mantém nosso corpo funcionando é obtida dos alimentos que consumimos. Além da energia, nosso organismo retira dos alimentos os materiais necessários para a fabricação de novas células e para produzir substâncias que utiliza em suas atividades.

Os carboidratos e lipídeos são as principais fontes de energia para o corpo. As proteínas, por sua vez, são utilizadas principalmente na produção de materiais para a construção e reparo do corpo. Uma dieta equilibrada ainda deve levar em conta que o organismo necessita de água e diversos sais minerais e vitaminas, que têm funções específicas no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário