domingo, 2 de agosto de 2009

Origem do Futebol de Salão

om o surgimento de esportes coletivos de quadra, como o basquetebol, o voleibol e o handebol, no final do século XIX e início do XX, uma tendência natural do processo seria a adaptação do futebol também para ser jogado em ginásios fechados. Aliás, pela lógica seria mais apropriado que esta adaptação fosse concretizada inicialmente na Europa, que possui países com grande tradição no futebol e ao mesmo tempo caracteriza-se por climas temperados, dificultando a prática do futebol em campos abertos nos rigorosos invernos.
Porém, contrariando esta lógica, o futebol demorou para transferir-se para os ginásios e isso só foi acontecer na América do Sul. Esta situação é no mínimo curiosa, levando-se em conta que em nosso continente predomina o clima tropical, que favorece a prática do futebol de campo praticamente durante todo o ano .

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Futebol de salão: o esporte da bola pesada
Clique aqui para fazer o download

Estamos falando da criação do futebol de salão enquanto esporte institucionalizado, pois é certo que antes do surgimento deste esporte muitosjogos de futebol adaptados para recintos fechados foram praticados em diferentes lugares do mundo. Jogar bola em um salão de festas, em uma quadra de basquete ou em um galpão qualquer, deve ter sido uma diversão bastante praticada por várias gerações bem antes do surgimento do futebol de salão. Mas, para se falar do surgimento deste esporte é necessário considerar o momento em que alguém ou algum grupo de pessoas estabelece um formato e organização para o jogo, fixando regras em comum acordo, que após registradas passaram a ser divulgadas como balizadoras deste novo esporte.

Existem duas correntes que se contradizem sobre o surgimento do futebol de salão, reivindicando sua paternidade. A primeira corrente afirma que este esporte surgiu no Uruguai, a partir da redação de suas regras pelo professor da Associação Cristã de Moços de Montevidéu (ACM de Montevidéu), Juan Carlos Ceriani. A outra corrente defende o surgimento do futebol de salão no Brasil por volta do final do ano de 1930, através de um grupo de jovens paulistas que praticavam o esporte a título de recreação.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Futebol em quadra de basquete na década de 1930
Clique aqui para fazer o download

O argumento mais consistente da corrente uruguaia diz respeito à documentação das regras do jogo, que garantem a primeira tentativa de institucionalização deste esporte já registrada. Por outro lado, os defensores da vertente brasileira argumentam que o mais importante é que no Brasil se praticava o futebol em quadras antes do surgimento das regras uruguaias. Talvez a maior limitação desta argumentação brasileira refira-se à impossibilidade de garantirmos que o Brasil teria sido o primeiro local onde o futebol foi praticado em salões de maneira recreativa.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

AITIVIDADE INTERATIVA
Clique aqui para fazer o download

No início da década de 30, o Uruguai vivia um período vitorioso no futebol, devido às conquistas do bi-campeonato olímpico da modalidade em 1924 e 1928 e da 1ª Copa do Mundo em 1930. Neste período, devido ao aumento do número de praticantes do futebol e à quantidade insuficiente de campos para a sua prática, os jogos começam a invadir os espaços das quadras de basquete. A prática vai se massificando nos clubes e surge a necessidade de que seja organizado, resultando na redação das primeiras regras do futebol de salão pelo professor da Associação Cristã de Moços de Montevidéu, Juan Carlos Ceriani que baseou-se, principalmente, nas regras do futebol de campo, mas também em algumas regras do handebol, do basquetebol e do pólo aquático. Após a publicação, as regras foram difundidas nas ACMs em toda a América Latina, por ocasião de um curso realizado na ACM de Montevidéu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário