domingo, 2 de agosto de 2009

Resgate de brincadeiras

Vamos conhecer um jogo que em muitos lugares já está desaparecido, mas foi muito praticado por outras gerações, esse jogo pode receber diferentes nomes dependendo da região, mas vamos chamá-lo aqui de “futebol de tampinhas”. A idéia de resgatar o futebol de tampinhas é, em primeiro lugar não deixar que essa brincadeira caia no esquecimento, pois uma das formas de perpetuação das brincadeiras populares sempre foi a transmissão oral, e o outro motivo é porque esse é um jogo bastante divertido e que não exige nenhum tipo de material sofisticado, bastam 3 tampinhas de garrafas pet ou até pedrinhas.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Menino rodando pião
Clique aqui para fazer o download

O futebol de tampinhas, com certeza fez parte da infância e da adolescência de muitos de nossos pais e avôs. Em uma época em que não havia computador e muito menos Playstation era preciso ter muito mais criatividade para se divertir. Bolinha de gude, peteca, pião, futebol de botão, carrinho de rolimã, 5 Marias, amarelinha, elástico, pipa, cama-de-gato, etc, assim como o futebol de tampinhas foram brincadeiras que estiveram muito mais presentes no cotidiano de gerações anteriores do que na atual e se nós não abrirmos os olhos este patrimônio dacultura popular brasileira corre o risco de se perder.

Como todo jogo popular o futebol de tampinhas também pode sofrer variações nas suas regras dependendo da época e principalmente da região em que é praticado, mas para darmos o pontapé inicial, ou melhor, a dedada inicial, vamos registrar algumas regras básicas que poderão ser modificadas por qualquer um, pois no jogo, mais importante do que ter uma regra única para todo lugar, é determinar as regras e não desrespeitá-las.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Representação da seqüência de um ataque no futebol de tampinhas
Clique aqui para fazer o download

O primeiro passo para jogarmos o futebol de tampinhas seria definirmos o campo de jogo. Este campo pode ser um retângulo de mais ou menos 1,5 metros de comprimento por 1 metro de largura (pode ser um pouco mais ou menos que não tem problema nenhum). Nas linhas de fundo do campo podemos colocar duas pedrinhas ou qualquer outro tipo de marcação com mais ou menos um palmo de abertura, representando a trave.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Menina joga futebol de tampinhas
Clique aqui para fazer o download

O jogo é feito para dois jogadores, que atacam com as mesmas 3 tampinhas . Para iniciar o jogo, um dos jogadores posiciona as 3 tampinhas próximo ao seu gol formando um triângulo. As tampinhas devem ser deslocadas com toquinhos com a lateral do dedo dobrado, com “petelecos” ou ainda com a lateral da palma da mão, desde que não sejamconduzidas. As tampinhas devem ser tocadas de forma que sempre a que foi empurrada passe pelo meio das outras duas, ou seja, formando uma espécie de trança.

Para que as nossas regras fiquem mais claras, vamos fixar um número de toques, que será de 4, ou seja, o jogador cruza 1, 2, 3 vezes e no quarto cruzamento deve finalizar ao gol. Se durante o ataque alguma das tampinhas sair do campo pela lateral ou pela linha de fundo ou a tampinha lançada não passar pelo meio das outras duas, o jogador perde o ataque e o adversário inicia o seu ataque colocando as 3 tampinhas em formato de triângulos, na frente de seu gol. Se a tampinha virar de lado e sair rolando, mas não sair do campo, é só esperá-la parar e deitá-la novamente para continuar a jogada.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Torneio de futebol de tampinhas
Clique aqui para fazer o download

Cada jogador tem direito a 5 ataques, que são feitos de forma alternada. Se o jogo for de um campeonato onde não puder haver empates e depois de 5 jogadas terminar empatado, cada jogador irá fazer uma jogada até que alguémdesempate o jogo.
Estão aí as regras do futebol de tampinhas agora é só praticar, esse jogo com certeza pode virar mania na sua escola, assim como já foi na dos seus pais e avôs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário