domingo, 2 de agosto de 2009

Sedentarismo


Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Relaxando na rede
Clique aqui para fazer o download

É possível dizer que o sedentarismo constitui-se em uma das mais perigosas seqüelas do avanço tecnológico vivido nos dias de hoje. Traduzindo essa idéia, pode-se dizer que o sedentarismo é gerado por diversos comportamentos decorrentes de hábitos do dia-a-dia unidos ao conforto da vida moderna. Esse "mal" é conhecido como a falta ou a diminuição da atividade física, ou seja, um indivíduo sedentário é aquela pessoa que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais, que não são necessariamente atividades esportivas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde: “O sedentarismo vem crescendo de forma alarmante no mundo inteiro, deixando de ser uma preocupação meramente estética para se transformar num problema grave de saúde publica, numa epidemia global”. Precisamos ter consciência de que o sedentarismo acarreta o desuso dos nossos sistemas, o que representa um risco à saúde. É a principal causa de aumento da incidência de muitas doenças, como obesidade, diabetes , aumento do colesterol, depósito de gordura nas artérias, hipertensão arterial,e infarto do miocárdio .
Veja os dados apresentados por um trabalho realizado pelo Departamento de Saúde Pública da Califórnia: os homens poderiam adicionar onze anos de vida e as mulheres sete anos seguindo seis destes sete hábitos : · exercício físico regular; · sono adequado; · um bom café da manha; · refeições regulares; · controle do peso; · abstinência de cigarros e drogas; · abstinência ou uso moderado de álcool ;

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Assistir TV: cuidado com o exagero!
Clique aqui para fazer o download

Para que não nos encaixemos no grupo de sedentarios, a sugestão é que naveguemos um pouco pelo mundo da Educação Física, podendo assim escolher a melhor atividade para o nosso dia-a-dia. Podemos ainda, aos poucos, mudar hábitos diários como: subir escadas ao invés de elevador, caminhar até lugares mais próximos ao invés de ir de carro ou ônibus, praticar esportes em grupo ou individualmente, não deixar de fazer aulas de Educação Física na escola, etc. Enfim, não podemos deixar que a preguiça torne-se um vício em nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário