domingo, 2 de agosto de 2009

Socorros Urgentes

As estatísticas revelam que os primeiros motivos de mortes ou seqüelas irreversíveis em vítimas de acidentes são a omissão de socorro e a falta de um atendimento eficiente de primeiros socorros. Por isso, existe uma lei que determina que todo cidadão é obrigado a prestar atendimento em caso de emergência. Segundo o artigo 135 do Código Penal, o indivíduo deve prestar assistência, seja socorrendo a vítima, auxiliando a quem a socorre ou buscando auxílio, estando sujeito a penalidades em caso de omissão de socorro.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Procedimento de primeiros socorros à vítima de acidente
Clique aqui para fazer o download

O nome socorros urgentes tem uma razão fundamental, pois estudos comprovam que as duas primeiras horas após o acidente são cruciais para garantir a sobrevida ou a recuperação dos feridos. Neste período, a diferença entre a vida e a morte pode depender do atendimento que a vítima receber.
As técnicas de primeiros socorros, no entanto, são desconhecidas da maioria das pessoas. Sem um conhecimento básico, é muito difícil tentar ajudar, já que muitas vezes, atitudes desesperadas e impensadas acabam agravando o estado geral da vítima.

Os primeiros socorros são os cuidados imediatos e imprescindíveis, que devem ser prestados a uma vítima até a chegada de atendimento médico. É bom lembrar que mesmo que a vítima esteja aparentemente bem, ela deve ser encaminhada a uma avaliação de um profissional de saúde, pois os primeiros socorros não eliminam a necessidade do atendimento médico.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Procure socorro especializado o quanto antes!
Clique aqui para fazer o download

As situações que exigem os socorros urgentes são muito variadas, podendo ser desde pequenos ferimentos causados por quedas, até paradas cardio-respiratórias ou traumatismos múltiplos comhemorragias causadas por acidentes de trânsito. Nos casos de acidentes que envolvam vítimas em estados mais graves existem alguns procedimentos que devem ser seguidos:

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Atividade interativa
Clique aqui para fazer o download

• Avaliação do ambiente: avaliar se o local do acidente coloca em risco a pessoa que está socorrendo ou a vítima. Nesta fase é importante também coletar informações sobre o quadro geral do acidente (causa, número e estado das vítimas, etc.);
• Solicitação de auxílio: solicite, se possível, a outra pessoa que peça auxílio chamando o socorro especializado comunicando a provável causa do acidente, o número de vítimas, a gravidade das mesmas e todas as outras informações que ele precisar;
• Sinalização: efetuar, sempre que necessário, a sinalização do local para evitar a ocorrência de novos acidentes;
• Atendimento: Ao iniciar o atendimento, deve-se ter em mente o que fazer e o que não fazer. Manter o autocontrole é imprescindível nesta fase. Não minta para a vítima, mas tome cuidado para não deixá-la mais assustada com seu estado. Procure expressar segurança e confiança no que faz;
• Examinar a vítima: o exame primário consiste em verificar se a vítima está consciente; se a vítima está respirando; se as vias aéreas estão desobstruídas; se a vítima apresenta pulso.

Vale à pena reforçar que uma das principais atitudes a serem tomadas na prestação de socorro às vítimas de acidentes, consiste em buscar o auxílio de profissionais especializados o quanto antes. Por isso tenha sempre à mão os números dos telefones do resgate (192), da polícia militar (190), do corpo de bombeiros (193) e dos hospitais de sua cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário