domingo, 2 de agosto de 2009

Musculação

Para muita gente a musculação pode parecer um tipo de atividade restrita àqueles atletas “sarados”, super musculosos. Ao contrário do que muitas pessoas pensam a musculação não serve apenas para o aumento da massa muscular, na verdade este é apenas um dos resultados que podemos obter por meio desta prática, hoje em dia a musculação atinge um grupo muito mais amplo da população, incluindo adolescentes, idosos, obesos,hipertensos ou pessoas que simplesmente querem manter a forma.

Mas, o que exatamente é a musculação? Qualquer tipo de exercício pode ser considerado musculação? Afinal, não dá para imaginarmos algum tipo de exercício que não envolva os movimentos musculares.
Calma aí, nem todo tipo de exercício pode ser chamado de musculação. A musculação consiste em exercícios realizados contra uma resistência que pode ser proporcionada por pesos/halteres, equipamentos específicos ou pela massa do próprio corpo. Por meio do treinamento de musculação podemos exercitar isoladamente os principais grupos musculares do corpo possibilitando desde a simples tonificação até a hipertrofia muscular. A musculação serve também para o desenvolvimento de diversas capacidades físicas , dentre as quais destacam-se a força, a potência e a resistência muscular.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Progresso do treinamento de musculação
Clique aqui para fazer o download

Algumas dicas são fundamentais para quem pretende iniciar um programa de treinamento de musculação.
- Ao iniciar o treinamento de musculação é necessário um período de adaptação, através do qual sua musculatura irá gradativamente acostumar-se ao trabalho com pesos, portanto nada de exagerar na carga ou na intensidade do treinamento, siga as orientações de seu professor a risca;

- Dor durante os exercícios não é sinônimo de treinamento eficaz. Na verdade a dor pode ser um alerta que o organismo emite para avisar que você está passando do seu limite;
- Já a dor muscular que você sente um ou dois dias após o treinamento é normal, afinal para que seus músculos adaptem-se ao trabalho com pesos eles sofrem micro-lesões. Porém, aos poucos a musculatura irá se regenerar e a dor diminuir;
- Faça um aquecimento previamente ao trabalho de musculação, por exemplo: corrida, bicicleta ergométrica ou algum outro exercício aeróbio e exercícios de alongamento. Após o término da sessão de musculação é recomendável um trabalho de relaxamento muscular como por exemplo exercícios leves de alongamento;

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Salsicha
Clique aqui para fazer o download

- Beber água durante os treinos é importante para evitar a desidratação, pois a perda de líquidos por meio do suor nestes exercícios é grande;
- O tempo aproximado de uma sessão de treinamento deve variar entre uma e duas horas diárias, sendo menor para os iniciantes, não exagere ficando três ou quatro horas na academia, pois você não conseguirá em um dia o que os outros levaram meses;

- Recomenda-se que se exercite pelo menos três vezes por semana, aos iniciantes é recomendado intercalar um dia de treino com um de descanso;
- Não crie expectativas de resultados imediatos, este é o maior fator de abandono precoce dos treinamentos em academias. Em geral, são necessários ao menos três meses para se começar a notar resultados com relação à estética. Apóie-se nos benefícios que o treinamento está proporcionando para a sua saúde desde as primeiras semanas;

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Arnold Schwarzenegger no auge de sua forma
Clique aqui para fazer o download

- Não trace seus objetivos pautado nos resultados de outras pessoas, cada indivíduo responde ao treinamento de uma maneira particular e única. Assim, por mais que treine, o Salsicha (do desenho Scooby Doo) nunca ficará com o corpo igual ao do Arnold Schwarzenegger;

- Peça ao professor para que faça uma avaliação física periódica para que você possa acompanhar seus resultados.Os programas de musculação são desenvolvidos através da adaptação de algumas variáveis essenciais que são: a carga, as repetições, as séries, o intervalo, a seqüência e a divisão do treinamento.

- A carga consiste no peso utilizado para se fazer cada exercício, que varia de acordo com o grupo muscular.
- As repetições referem-se ao número de movimentos que o praticante deverá executar em uma só seqüência.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Mulher faz exercício de ombro sob a supervisão do professor
Clique aqui para fazer o download

- As séries são cada conjunto formado por uma seqüência de repetições. Portanto, se o praticante executar 10 vezes seguidas o levantamento de um peso, descansar e realizar novamente dez vezes ele estará fazendo duas séries de dez repetições cada.
- O intervalo é justamente o tempo de descanso entre as duas séries representado no exemplo anterior e, apesar de muitos acharem desnecessário, é muito importante para a recuperação muscular.
- A seqüência e a divisão do treinamento consistem na ordem de utilização dos aparelhos estabelecida durante o treinamento e na disposição dos exercícios de forma racional de acordo com o grupo muscular que se pretende trabalhar, tomando como referência o objetivo do praticante.

Conhecendo melhor estes princípios básicos, podemos entender a lógica da organização dos treinamentos de musculação que são prescritos pelos nossos professores nas academias. Não significa que podemos dispensá-los, mas sim que podemos analisar de forma crítica seus métodos.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Adolescentes em academia
Clique aqui para fazer o download

Em geral, quando iniciamos um programa de musculação indica-se que seja feito um trabalho de resistência muscular, pois nossa musculatura ainda não está preparada para suportar um trabalho com sobrecarga muito alta de peso. E, como seria este trabalho de resistência?
Bem, basicamente seria constituído de séries com um número maior de repetições, que poderia ser algo entre 20 e 30, dependendo do grupo muscular e com cargas mais leves, sendo que neste caso fica difícil colocar algum tipo de referência em relação às cargas, devido às variações entre os aparelhos e referentes aos biótipos e níveis de condicionamento físico de cada aluno.

Em relação ao número de séries, sugere-se que inicie com apenas uma nos primeiros dias, aumentando gradativamente para duas e três. Nesta fase de adaptação ou fase iniciante, mais importante do que a carga utilizada, é o aprendizado da técnica do movimento, pois um movimento executado de forma errada, com carga elevada pode ocasionar uma série de deformidades e lesões em nosso corpo. Recomenda-se ainda que, enquanto iniciantes, seja feito apenas um exercício para cada grupo muscular. Para intermediários, costuma-se incluir dois exercícios para cada grupo muscular e para os avançados, sugere-se três exercícios para os grandes grupos musculares e dois para os pequenos ou quatro para os grandes e três para os pequenos, dependendo do intervalo entre os treinos.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Prescrevendo um treinamento
Clique aqui para fazer o download

Devemos treinar primeiramente os grupos musculares grandes, depois os médios e por último os pequenos, pois estes têm uma tendência a atingir a fadiga antes dos grandes e muitas vezes os pequenos auxiliam os médios e os grandes. Com este treinamento de base o aluno irá adquirir a resistência muscular necessária para partir para treinamentos mais específicos de acordo com seu objetivo e conseqüentemente mais intensos.


Alongamento

As palavras alongamento e flexibilidade causam certa confusão quando tentamos explicar seus significados. Afinal, não são a mesma coisa? Na verdade até estão relacionadas, mas os significados são um pouco diferentes.
Muita gente acha que são sinônimos, e outros até confundem os dois termos. Mas, a flexibilidade têm um sentido mais amplo do que o alongamento, sendo definida como a total amplitude de um movimento na articulação ou de grupos de articulações envolvidos num determinado esforço com ou sem a ajuda de uma pessoa ou equipamento. Já o alongamento, é comumente usado para expressar o conjunto de exercícios utilizados para melhorar ou manter os níveis de flexibilidade.

Ainda se sabe que a flexibilidade não pode ser generalizada, ou seja, ela pode ser específica para um só movimento na articulação. Um exemplo seria uma pessoa com ótima flexibilidade na articulação do quadril e péssima nos ombros.
Com certeza você já deve ter feito exercícios de alongamento antes de praticar algum tipo de exercício físico ou esporte ou mesmo no início das aulas de Educação Física. Mas você sabe dizer por que motivo estava fazendo estes alongamentos?

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Alongue-se antes dos exercícios!
Clique aqui para fazer o download

Os exercícios de alongamento são recomendados antes e após a prática de exercícios físicos. Antes de um jogo de basquetebol, por exemplo, é necessário que se faça uma sessão de exercícios para o aquecimento do corpo, ou seja, exercícios que elevem a temperatura corporal e preparem os seus músculos para entrarem em ação, podendo ser exigidos de forma mais intensa, sendo reduzido os riscos de lesões.
O alongamento é importante durante a fase de aquecimento, pois permite que os músculos e articulações adquiram a lubrificação e elasticidade necessárias para suportar movimentos como freadas ou arrancadas bruscas que são características dos esportes.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Exercício de alongamento: cuidado com os exageros!
Clique aqui para fazer o download

É importante que a sessão de alongamentosrealizada durante a fase de aquecimento não seja feita em amplitude ou intensidade exagerada, pois neste caso corre-se o risco de lesionar a musculatura antes mesmo do exercício ou esporte que se deseja praticar. Por isso, é recomendado iniciar a sessão de aquecimento por exercícios como, uma caminhada ou corrida leve e em seguida exercícios de alongamento iniciando com baixa intensidade e amplitude e aumentando gradualmente estes níveis.

Após a prática de exercícios, os alongamentos são novamente recomendados para o processo de voltar à calma, ou relaxamento muscular, auxiliando ainda no aumento da flexibilidade do executante, de uma maneira geral.
Existem inúmeros fatores que interferem nos níveis de flexibilidade de cada indivíduo, sendo que os mais significativos referem-se à idade, sexo, treinamento e genética.


Capoeira

A capoeira é uma luta, um esporte, um jogo, uma dança, um ritual... Afinal o que é a capoeira? Certamente todos nós já ouvimos falar da capoeira de tantas maneiras diferentes que é difícil classificá-la como apenas uma das categorias apresentadas, afinal desde que surgiu a capoeira assumiu inúmeras funções, aliás, para começo de conversa seria bom sabermos como a capoeira surgiu.
Nossa história começa lá no Brasil colônia. Após o descobrimento do país era necessária mão-de-obra para explorar todas as riquezas do novo continente e esta mão-de-obra foi conseguida através de escravos trazidos da África. Os escravos foram trazidos de diferentes países e por isso o Brasil acabou tornando-se um caldeirão com as mais variadas espécies de cultura possíveis.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Capitão do mato
Clique aqui para fazer o download

Os escravos capturados eram mantidos presos nassenzalas, que eram uma espécie de prisão onde se amontoavam até centenas de escravos. As tentativas de fuga não eram raras e quando aconteciam os escravos eram perseguidos peloscapitães-do-mato. Uma das teorias para a origem da capoeira aponta que os escravos fugitivos praticavam seus movimentos de defesa na capoeira que eram as matas baixas que nasciam após a derrubada das florestas. A palavra capoeira teria sua origem da língua tupi: caá + puera = mato ralo ou mato que foi cortado.

Certamente nós já ouvimos conversas de que a capoeira é parte da cultura negra e tem suas origens na África. Mas, pelo que os pesquisadores do assunto investigaram, a capoeira nasceu foi no Brasil, ela pode até ter suas raízes na África, como uma dança chamada N’golo ou Dança da Zebra que parece ter inspirado alguns dos movimentos da capoeira, mas a capoeira de verdade foi desenvolvida pelos escravos africanos em terras brasileiras.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Jogo de capoeira entre os Mestres João Grande e João Pequeno
Clique aqui para fazer o download

Nas ruas, nas senzalas, nos quilombos ... o jogo de capoeira tornou-se uma espécie de ritual que misturava elementos da dança, cantoria, instrumentos, mas escondia uma luta bastante violenta e fatal que era talvez a única forma de defesa do escravo desarmado contra seus opressores armados. A capoeira e os capoeiras com o tempo ganharam fama de violentos e arruaceiros, sendo sua prática proibida por lei e o praticante sujeito à prisão, castigos físicos e até à morte.


A ginastica

Quando ouvimos falar de ginástica, nem sempre nos vem à cabeça as mesmas imagens. Vamos tirar a prova?
Quando a Daiane dos Santos faz as suas séries de saltos e piruetas, ela está praticando a ginástica artística. No caso das meninas que fazem coreografias com arcos, fitas, bolas, cordas, também é ginástica, mas essa é a rítmica. Aquela aula que o pessoal faz nas academias com exercícios abdominais, flexões de braço e exercícios com pesinhos, no ritmo de músicas é a ginástica localizada, e tem também aquela que os alunos fazem nas academias no ritmo de músicas com alguns passinhos coreografados, que é a ginástica aeróbica. Tem também a ginástica acrobática, a ginástica geral, o trampolim acrobático e os diversos tipos de ginásticas de academia que aparecem a cada dia como o Body Combat, Body Pump, Pilates , Spinning, etc. Ah, tem ainda a ginástica corretiva que é aquela realizada para reabilitação do corpo, a ginástica laboral que é aquela que os trabalhadores realizam durante a jornada de trabalho para compensar os esforços repetitivos... É, parece que não vai ser fácil falarmos sobre esse tema, então é melhor começarmos sabendo um pouco mais sobre a história da ginástica.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Ginástica Artística
Clique aqui para fazer o download

A palavra ginástica na história da humanidade durante muito tempo acabou servindo de sinônimo para tudo aquilo que hoje chamamos de exercício físico. Nem faz tanto tempo assim, as aulas de Educação Física ainda eram chamadas de aula de ginástica e muita gente ainda a chama assim e trata de ginástica qualquer tipo de esforço físico como uma caminhada ou andar de bicicleta.
Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, a palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a “Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.”.

Na Grécia nasceu o ideal da beleza humana, o qual pode ser observado nas obras de arte espalhadas pelos museus em todo o mundo, onde a prática do exercício físico era altamente valorizada como educação corporal em Atenas e como preparação para a guerra em Esparta. O fato de ser a Grécia o berço dos Jogos Olímpicos, disputados 293 vezes durante quase 12 séculos (776 a.C. - 393 d.C.), demonstra a importância da atividade física nesta época. Na origem grega da palavra ginástica ela tem o significado de exercitar-se nu, sendo que esta era a forma como se exercitava na Grécia Antiga e inclusive a forma como os atletas competiam nas Olimpíadas daquela época.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Ginática Européia do início do século XX
Clique aqui para fazer o download

Os exercícios militares, de preparação para a guerra, jogos, lutas, acrobacias, atletismo, acrobacias, equitação, esgrima, danças, etc., são todas atividades que aparecem relacionadas ao nome ginástica desde a Antigüidade na história da humanidade. A partir do século XIX, o termo ginástica assume o significado atual, nascendo nesta época as escolas e movimentos ginásticos europeus. Nesta época surgem surgiram quatro grandes escolas: a Escola Inglesa, a Escola Alemã, a Escola Sueca e a Escola Francesa, sendo a primeira mais relacionada aos jogos, atividades atléticas e ao esporte. As demais escolas foram as responsáveis pelo surgimento dos principais métodos ginásticos caracterizados por movimentos repetitivos, seqüenciados e localizados.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Qual o tipo de ginástica?
Clique aqui para fazer o download

Apenas para ficar mais fácil de analisarmos os diferentes tipos de ginásticas que foram surgindo com o tempo podemos dividi-las em 3 categorias principais, que seriam:
- As ginásticas de competição e apresentação como a ginástica geral e a ginástica artística.
- As ginásticas de condicionamento físico como a ginástica localizada e a ginástica aeróbica.
- As ginásticas terapêuticas como a ginástica corretiva e a ginástica laboral.
Aos poucos estaremos aprendendo um pouco mais sobre cada um destes tipos de ginásticas.

A ginástica artística


A ginástica artística é uma das modalidades de ginástica mais conhecidas no mundo. Também conhecida como ginástica olímpica, este tipo de ginástica caracteriza-se por movimentos acrobáticos e harmoniosos, realizados em diferentes tipos de aparelhos que possuem suas especificidades para as provas masculinas e femininas.
As competições de Ginástica Artística apresentam uma complexidade muito grande, o que às vezes dificulta o entendimento de algum resultado, ou mesmo como se chega ao ganhador de um campeonato.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Atividade interativa
Clique aqui para fazer o download

Existem as competições por equipes e as competições individuais. As equipes são compostas por seis ginastas, mas somente três competem em cada aparelho, sendo que a soma de todas as notas em todos os aparelhos determina a equipe campeã. Nas competições individuais, os oito ginastas que obtiverem as oito melhores notas em cada aparelho são classificados para a final. O mesmo ginasta pode ganhar em vários aparelhos.

* Aparelhos masculinos: solo, cavalo com alças, argolas, salto, barras paralelas e barra fixa.
* Aparelhos femininos: salto, barras paralelas assimétricas, trave de equilíbrio e solo acompanhado com música.

A Ginástica Artística que conhecemos atualmente teve seu início no século XVIII, quando desabrocharam na Europa vários movimentos ginásticos, que renovaram os métodos e sistemas da atividade física. Foi nesse cenário que dois movimentos surgiram e tiveram rápida divulgação, são eles: a escola alemã com seus movimentos ritmados e lentos e a escola sueca com base em aparelhos. Esses movimentos influenciaram o alemão Friedrich Ludwig Jahn (1778-1852), considerado o “pai da ginástica”, que criou a estrutura básica dos elementos ginásticos, partindo da execução do mais simples ao mais complexo com seqüências de elementos e exercícios definidos e padronizados, que hoje representam o pilar da modalidade.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

A ginasta romena Nadia Comaneci
Clique aqui para fazer o download

Nas décadas de 1970 e 1980 a ginástica artística viveu um período de grande evolução, com a hegemonia dos países do Leste Europeu. A soviética Olga Korbut e a romena Nádia Comaneci, colocaram seus nomes na história do esporte mundial com performances de tirar o fôlego de qualquer um.
Nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976, Nádia Comaneci, com apenas 14 anos, tornou-se a primeira ginasta a obter uma nota 10 em uma competição de ginástica. E ela foi mais além, obteve mais 6 notas 10 e voltou para a casa com três medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. Ícone nacional na Romênia acumulou títulos olímpicos, mundiais e europeus. Sua imagem graciosa no solo ao som de uma música folclórica levou o mundo a render-se aos encantos da Ginástica Artística. Hoje, a ginasta Nádia Comaneci e seu ex-técnico Bela Karoli vivem nos Estados Unidos desenvolvendo a modalidade em escolas e universidades americanas.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Daiane dos Santos
Clique aqui para fazer o download

Com a queda do Muro de Berlim e a decadência do comunismo nos países do Leste Europeu, surge uma nova fase para o crescimento da modalidade. Os técnicos, treinadores e ex-ginastas partem de seus países na busca de empregos e oportunidades e com a tradição aliada à massificação da ginástica em seus currículos, transformam o panorama mundial. Prova disso é o salto que deu a Ginástica brasileira nos últimos anos com a chegada do técnico Oleg Ostapenko, integrante e responsável pela Seleção Brasileira de Ginástica, além de outros profissionais que também atuam em nosso país dirigindo seleções municipais e estaduais que vão formando a base desse esporte e ajudando na lapidação de talentos da ginástica como Daiane dos Santos, Daniele Hipólito, Camila Comin, Laís Souza e Diego Hipólito, entre outras estrelas.

Práticas corporais alternativas


Para iniciarmos nossa conversa sobre as Práticas Corporais Alternativas, é necessário assumirmos que nós não temos um corpo simplesmente, nós somos um corpo, que sente, se movimenta, percebe, pensa, interage e que estas percepções são influenciadas por nosso estilo de vida e por nossa cultura.
As Práticas Corporais Alternativas correspondem àquelas atividades corporais que não são tradicionais na nossa cultura, elas incluem as concepções orientais e ocidentais de práticas corporais e de saúde, representadas por atividades como relaxamento, auto-conhecimento, massagem, técnicas respiratórias, etc.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Sensibilização corporal
Clique aqui para fazer o download

Vocês já pararam para pensar em como nós fazemos um uso limitado de nossos sentidos? Transitamos pela nossa vida diária sem prestar atenção nas sutilezas dos nossos sentidos: audição, tato, olfato, paladar, visão e intuição. A poluição sonora, visual e olfativa nos instiga a não atentar aos detalhes de paisagens, odores e sons (até mesmo do nosso próprio corpo). Os alimentos excessivamente industrializados/ modificados e as refeições rápidas deixam o paladar menos sensível. Prova disso é que quando experimentarmos alimentos sem que antes tenhamos olhado-os, percebermos que seu gosto parece ser diferente.

O auto-conhecimento consiste em aguçar o sentido por meio de práticas que estimulam os órgãos do sentido, bem como a prática de exercícios respiratórios ou de relaxamento.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Relaxamento
Clique aqui para fazer o download

O relaxamento, na verdade não é somente um descanso quando vamos dormir ou um cochilo qualquer, mas sim a vigilância interior e máxima concentração, sendo que no relaxamento completo, distanciamos-nos das coisas, sejam elas importantes ou não, distanciamos-nos do cotidiano e, neste instante, vemos como todos os nossos problemas se tornam menores ou insignificantes.

Na nossa sociedade o toque é algo que sustenta muitos significados, podendo passar por caminhos negativos ou positivos. Dependendo das experiências que o indivíduo teve durante sua vida, o toque pode trazer à memória lembrança positivas, como: ter recebido carinho dos pais, ter recebido atenção ao ter se machucado ou mesmo ter recebido um cafuné num momento de tristeza. Em um outro extremo, se a criança sofreu muitas agressões físicas ou verbais ou se conviveu/convive em um ambiente de muito desrespeito e violência entre as pessoas, o contato corporal poderá ser sempre relacionado a fatos desagradáveis.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Massagem
Clique aqui para fazer o download

A automassagem tem a pretensão de aguçar, nos seus praticantes, os reflexos naturais do seu corpo e relaxar as áreas tensionadas, ou seja, fazer com que o indivíduo conheça melhor o seu próprio corpo. Ela pode ser considerada uma forma de auto-cura e uma oportunidade de se atingir o bem-estar.
Qualquer massagem, atuando como purificador mecânico, alimenta a irrigação dos tecidos se eles não estão sendo atingidos adequadamente pelas redes linfática e sanguínea, e remove as causas da fadiga e de eventuais inflamações. Exatamente por isso a massagem indiretamente aumenta o tônus muscular (estado normal de tensão do músculo), na medida em que estimula sua capacidade de se contrair adequadamente. Além de propiciar uma profunda sensação de relaxamento, ela melhora também a circulação, estabiliza o equilíbrio líquido dos tecidos e alivia a tensão excessiva.


Resgate de brincadeiras

Vamos conhecer um jogo que em muitos lugares já está desaparecido, mas foi muito praticado por outras gerações, esse jogo pode receber diferentes nomes dependendo da região, mas vamos chamá-lo aqui de “futebol de tampinhas”. A idéia de resgatar o futebol de tampinhas é, em primeiro lugar não deixar que essa brincadeira caia no esquecimento, pois uma das formas de perpetuação das brincadeiras populares sempre foi a transmissão oral, e o outro motivo é porque esse é um jogo bastante divertido e que não exige nenhum tipo de material sofisticado, bastam 3 tampinhas de garrafas pet ou até pedrinhas.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Menino rodando pião
Clique aqui para fazer o download

O futebol de tampinhas, com certeza fez parte da infância e da adolescência de muitos de nossos pais e avôs. Em uma época em que não havia computador e muito menos Playstation era preciso ter muito mais criatividade para se divertir. Bolinha de gude, peteca, pião, futebol de botão, carrinho de rolimã, 5 Marias, amarelinha, elástico, pipa, cama-de-gato, etc, assim como o futebol de tampinhas foram brincadeiras que estiveram muito mais presentes no cotidiano de gerações anteriores do que na atual e se nós não abrirmos os olhos este patrimônio dacultura popular brasileira corre o risco de se perder.

Como todo jogo popular o futebol de tampinhas também pode sofrer variações nas suas regras dependendo da época e principalmente da região em que é praticado, mas para darmos o pontapé inicial, ou melhor, a dedada inicial, vamos registrar algumas regras básicas que poderão ser modificadas por qualquer um, pois no jogo, mais importante do que ter uma regra única para todo lugar, é determinar as regras e não desrespeitá-las.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Representação da seqüência de um ataque no futebol de tampinhas
Clique aqui para fazer o download

O primeiro passo para jogarmos o futebol de tampinhas seria definirmos o campo de jogo. Este campo pode ser um retângulo de mais ou menos 1,5 metros de comprimento por 1 metro de largura (pode ser um pouco mais ou menos que não tem problema nenhum). Nas linhas de fundo do campo podemos colocar duas pedrinhas ou qualquer outro tipo de marcação com mais ou menos um palmo de abertura, representando a trave.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Menina joga futebol de tampinhas
Clique aqui para fazer o download

O jogo é feito para dois jogadores, que atacam com as mesmas 3 tampinhas . Para iniciar o jogo, um dos jogadores posiciona as 3 tampinhas próximo ao seu gol formando um triângulo. As tampinhas devem ser deslocadas com toquinhos com a lateral do dedo dobrado, com “petelecos” ou ainda com a lateral da palma da mão, desde que não sejamconduzidas. As tampinhas devem ser tocadas de forma que sempre a que foi empurrada passe pelo meio das outras duas, ou seja, formando uma espécie de trança.

Para que as nossas regras fiquem mais claras, vamos fixar um número de toques, que será de 4, ou seja, o jogador cruza 1, 2, 3 vezes e no quarto cruzamento deve finalizar ao gol. Se durante o ataque alguma das tampinhas sair do campo pela lateral ou pela linha de fundo ou a tampinha lançada não passar pelo meio das outras duas, o jogador perde o ataque e o adversário inicia o seu ataque colocando as 3 tampinhas em formato de triângulos, na frente de seu gol. Se a tampinha virar de lado e sair rolando, mas não sair do campo, é só esperá-la parar e deitá-la novamente para continuar a jogada.

Clique aqui para ampliarClique aqui para ampliar

Torneio de futebol de tampinhas
Clique aqui para fazer o download

Cada jogador tem direito a 5 ataques, que são feitos de forma alternada. Se o jogo for de um campeonato onde não puder haver empates e depois de 5 jogadas terminar empatado, cada jogador irá fazer uma jogada até que alguémdesempate o jogo.
Estão aí as regras do futebol de tampinhas agora é só praticar, esse jogo com certeza pode virar mania na sua escola, assim como já foi na dos seus pais e avôs.